[Resenha] Chão de Fábrica

Em meio à festa de confraternização de uma indústria gráfica, um jogo de sedução embalado pelo clima de festividade e pelo álcool é o ponto de partida para uma intrincada trama em torno do desaparecimento de uma bela funcionária.

Desvendar o desaparecimento da moça fica a cargo dos investigadores Mosca e Pudim, que se deparam com inquietantes e inusitadas descobertas. Mais uma intrigante história em quadrinhos da dupla Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia - criadores do já consagrado personagem Vira-Lata. - Sinopse.


Esse foi o primeiro 'livro em HQ' que li (mesmo já tendo alguns outros na lista de desejos *-*) e não podia ter começado melhor!



Não canso de repetir o quando amo investigações, afinal, foi um livro policial que me fez gostar (tanto) de ler, e Chão de Fábrica é justamente isso. Me senti assistindo a um episódio de Without a Trace (a série de investigação de desaparecidos mais perfeita que existe na galáxia), só que com outros detetives. (obvio! haha)

Nesse livro, os detetives Mosca e Pudim (Mosca porque ele sempre acerta o alvo, e Pudim porque, né?!) são encarregados de investigar o desaparecimento de Maria Clara, funcionária de uma grande empresa. 



Bom, eles fazem o que qualquer detetive normal faria: interrogam pessoas. E durante esses interrogatórios nós vamos descobrindo os outros personagens, seus passados sombrios (hahaha) e seus possíveis motivos para ter dado sumiço na moça. Nós também somos apresentados a outros personagens com outra estória paralela que parece não ter nada haver, mas tudo está interligado na trama, e no final não tinha nem passado pela minha cabeça como esse caso iria se resolver.


Chão de Fábrica aborda bastante o tema do abuso do álcool, tendo vários personagens adeptos à uma bebidinha para relaxar. (inclusive o detetive Mosca) Ele traz uma pegada educativa sobre o que o abuso do álcool pode gerar na vida das pessoas, mas sempre dentro da estória, nada muito auto-ajuda! (até porque eu detesto auto-ajuda e vocês estariam me vendo jogar o livro pela janela!) (mentira que nem é esse exagero todo hahaha)

No fim do livro tem um pequeno texto do Drauzio Varella sobre o "Uso e abuso de álcool". Esse texto também está disponível no site da editora se alguém quiser dar uma olhada.

Sobre o Mosca e o Pudim: gostei bastante deles! Não me incomodaria de ler mais estórias com esses investigadores, só não sei se o fim desse livro deu margem para isso. Eles pareceram muito resolvidos xD

Eles repetem isso algumas vezes. Não me perguntem porque, mas eu achei legal. hahahaha

Essa eu coloquei só porque ri muito nessa parte. =D

Sobre a diagramação etc.: PERFEIÇÃO! Eu amei esse livro assim que tirei ele do envelope. As cores são lindas ♥ (já comentei que eu amo azul? todos os livros do mundo deviam ser dessa cor!), o tamanho é legal, o desenho é bom, a diagramação em si está excelente... Enfim, nada pior que ler uma HQ da origem que for sem uma boa diagramação, e a de Chão de Fábrica está de parabéns. 

Aconselho para todas as pessoas que gostem desse gênero e de histórias em quadrinhos! E para aquelas que nunca pegam uma HQ para ler porque acham que é coisa de nerd (eu chuto você bem no meio da cara ¬¬'), podem parar com a frescura e começar a ler já! Aham, é uma ordem.

E, antes que eu esqueça: Lembrando a todos os sortudos moradores de São Paulo, onde todos os eventos acontecem e para o restante de nós só resta a lamentação, dia 26 desse mês (agosto) tem o evento de lançamento desse livro. A partir das 19hs, na Praça dos Omaguás, 34 - Pinheitos. Ó aí o convite:

Quem for me conta como foi!!





Impresso: SaraivaSubmarinoCultura • Fnac

24 comentários

  1. Amei a resenha! Falei do lançamento no blog e estou super curiosa para ler!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! =D Ahaam, leia sim, é legal!

      Abraços

      Excluir
  2. Aw que resenha perfeita!
    Fiquei super curiosa pelo livro, espero ler em breve XD
    Beijos
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Tainah.
    Eu não sou muito fã do gênero policial investigativo, mas eu senti curiosidade em conhecer essa história principalmente por ser HQ.
    Dica anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty =D
      Como não? É um dos melhores gêneros que existe!! (junto com todos os outros, claro.. hahahaha)
      É bem fácil e rápido de ler (por ser HQ, justamente), você devia dar uma chance mesmo ^^~

      Beijos

      Excluir
  4. Não ali ainda o/, meu primeiro livro e único em HQ, que eu li foi "O curioso Caso de Benjamin Button", o/ adorei, foi muito bom, e esse ai parece ser muito bom também o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curioso caso de Benjamin Button tem versão em quadrinhos?? Nem sabia! hahaha Esse aqui é muito bom sim! =D

      Excluir
  5. Oi parceira!

    Antes de mais nada, queria pedir desculpas pela ausência aqui... Meu trabalho está me matando!!! (E não é exagero) haha. Não tem me sobrado tempo para nada... :/

    Eu nunca li HQ. E não fica brava, eu não acho que seja coisa de nerd, ok? hahaha Só não tive ainda a oportunidade... Agora com sua resenha e as ordens dadas, acho que me senti obrigada haha

    Beijos!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Não precisa pedir desculpas pra mim, eu devo ser a pessoa que tem o record em demorar pra visitar os blogs parceiros! hahaha

      Mas, como assim? o.o Nunca leu um livro em HQ (compreensível, eu também não tinha..) ou nunca leu HQ nenhuma? Porque sério, estou chocada. hahahahhaaha
      Leia! É uma coisa tão legal..

      Beijos!

      Excluir
  6. Gostei bastante da sua resenha e me deixou com vontade em conferir este livro.
    Amo histórias em quadrinhos, mas nunca li nada do tipo relacionado com o gênero policial. Parece ser bem interessante!

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Também gosto! Só não muito das dos heróis Marvel e DC etc., porque eles são intermináveis e eu ia morrer querendo completar todos.. hahahahaha Mas tendo uma história fechada, eu estou lendo *-*
      É bem legal e interessante sim kk principalmente se você gostar do gênero ♥

      Beijos

      Excluir
  7. Geralmente não leio muito HQs, mas é porque tenho contato com pouca obras assim, rsrs. Essa parece ser realmente interessante, e além do mais eu amo o gênero policial! Parabéns pela ótima resenha!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho muito livro em hq ou grafic novel e tal, mas leio quadrinhos de outros tipos xD
      Ela é sim, e aham, eu amei justamente por policial! *-*
      Obrigada!

      Abraço

      Excluir
  8. Eu amo ler HQ's e esse realmente é um dos meus mais desejados, se quiser me dar de presente eu estou aceitando... Amei demais a resenha e até me deu um aperto no coração de tanta vontade de tê-lo. BUAAH!
    Vim avisar que tem uma tag no meu blog para ti: http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/2013/08/meme-tag-10-livros-favoritos.html
    Beijinhos, Thamires R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Tô nessa também... Obrigada! ♥ E vá atrás do livro mesmo, é bem legal!
      Okei, vou lá olhar!! *-*

      Beijos

      Excluir
  9. AAAAAAAAH. fiquei com muita vontade de ler! Adoro livros em HQ! O meu favorito é o MAUS. Já leu?

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é bom! *-* Ainda não li não, mas já vi que tem haver com Segunda Guerra e já me interessei!! Obrigada pela dica ♥

      Beijos

      Excluir
  10. Livros de gênero policial e investigativo estão se tornando meus amores no momento <3

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi...
    Eu adoro histórias em quadrinhos.
    E tenho ouvido falar bem deste livro, ele tem agradado muitas pessoas.
    Deve ser bom, tenho curiosidade.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ^^
      Muito inteligente de sua parte. kkkkkk
      É bom sim!!

      Beijos

      Excluir
  12. Um livro em HQ? Olha que ideia ótima.
    Deve ser muito bom, mesmo.. Para aqueles que tem preguiça de livros é uma ótima sugestão.

    helana.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaaam, eu já estou empurrando esse pro meu irmão mais novo! hahahaha (ele já tentou Marley e eu, Assassins Creed e sei lá mais que outros só que nunca termina um livro u.u')

      Excluir