[Resenha] Terras Metálicas

A última guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar...
Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno - o parque temático da Esfera - e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida.
Mas essa noca etapa também vai levá-la por caminhos perigosos... Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos. Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhr darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo. - Sinopse. 

É nessas horas que esse sistema de 5 estrelas se torna extremamente inconveniente! Eu queria poder colocar um zilhão de corações indicando favoritismo, mas como não é possível, tentarei ao máximo passar o quando gostei desse livro através da resenha mesmo.

Como o livro é grande, tem muitas informações e acho que tudo o que você precisa saber sobre a história antes de ler está na sinopse, irei levar o foco dessa resenha direto para a minha experiência com o livro. (isso também evita que eu escreva umas 50 páginas. eu acho. vou tentar! kkkk)

   • Primeiro, sobre a Esfera:

Simplesmente amei cada detalhe narrado! Parece que o autor entrou na minha cabeça, viu todas as tecnologias com as quais sempre sonhei e colocou elas no papel! E ainda melhor!!
Grandes explosões sacudiam o mundo virtual conforme uma gama de criaturas deformadas avançava na direção dos heróis estudantis. Com os sensores de infusão fazendo os corpos sentirem as explosões e sensações como se lá estivessem, não tardou para o quarto de Ângelo ser esquecido e o grupo mergulhar de corpo e alma na guerra vivida.”
Um trecho de quando Raquel e seus amigos estão na casa de Ângelo, jogando Esfera Avançada. Com óculos de realidade virtual. (!!!!)

As casas, o jornal, os trens, a escola... Tudo me deixou com imensa vontade de pegar minha malas e rumar para a Esfera! Demorei quase duas semanas lendo esse livro, e durante esse tempo sempre me pegava imaginando como seria morar lá! Durante o dia, lá estava eu imaginando como seria legal estudar na Academia. Antes de dormir, todas as páginas já lidas ficavam repassando em minha memória. E quando eu dormia? Bom, os sonhos com a Esfera são bastante divertidos. 



Resumindo, danem-se as florestas, vamos todos viver no interior da terra em uma atmosfera artificial controlada pela Elite! Quem se importa se existe o Esfera Avançada? (e eu até gostei dos membros da Elite u.u haha) ~ (danem-se as florestas. nem acredito que eu acabei mesmo de falar isso. acho que vou ali doar minha carteirinha do greenpeace pra alguém que mereça x.x)

   • Segundo, sobre os personagens:
O livro é narrado em terceira pessoa, e eu gosto muito disso. Várias pessoas acham que isso impede você de se conectar com o personagem principal. Eu acho que possibilita a conexão com vários outros personagens, além do principal. E com certeza amei os personagens de Terras Metálicas.

Os tashis (mascotes eletrônicos) são meus preferidos! Tashi, com seu jeito medroso, sempre repetindo as frases *-* (gosto desse tipo de coisa xD), Liceu, sempre pronto para as maiores aventuras, Nirvana, "sempre" caindo no papo de Liceu e até Sagitária, o tashi mais odioso já visto, não poderia ficar fora dessa! (Tashi está ali em cima fazendo as vezes de estrela classificatória)

Quanto aos humanos, bom, também gostei de quase todo mundo. hahahaha
Fica meio difícil listar toooodo mundo aqui, porque sério, até alguns 'vilões' eu gostei xD Mas preciso dizer que minha personagem preferida, e isso por muito pouco mesmo já que os outros amigos de Raquel e ela estão quase junto, é a Isabela. Provavelmente porque ela é uma Sibério, e se eu vivesse na Esfera iria querer ser uma Sibério com certeza! *.*

   • O que nos leva a Terceiro, sobre as habilidades:
São cinco: Túnel, Sibério, Antena, Bio e Exilado. Todos são legais (até os Exilados, porque eles podem chegar perto do mainframe e tal). Lógico que as habilidades mais legais de todas são as dos Sibérios, mas estou só comentando...

- Túneis: possuem a capacidade de mover objetos a distância por meio do fenômeno do tunelamento.

“a jovem de corpo azul com braços saindo das costas, dos joelhos e das palmas das mãos. A Medusa, o máximo dos Túneis.”



- Sibérios: Têm a capacidade de interagir com as moléculas de qualquer material, podendo acelerar ou reduzir suas vibrações de modo a aquecer ou resfriar qualquer coisa.
“delicados fios em tom de ouro saíam de uma base, subindo em espiral na forma de um furacão. O Tornado, o máximo dos Sibérios.” 



- Antenas: Interagem com a própria mente e com as mentes ao redor, podendo ler e induzir pensamentos.

“Sobre a escultura de um homem cabisbaixo se elevava um espectro em cores vermelhas, uma sombra dominante. O Arcanjo, o máximo dos Antenas.”

- Bios: Interagem com o próprio corpo podendo incrementar sentidos, força, velocidade e percepção.


“uma escultura em tom esverdeado com formato de geleia que com muita criatividade poderia representar um ser humano. O Metamorfo, o máximo dos Bios.”



- Exilados: Não possuem uma resposta para o chip, de modo que não possuem habilidades. 


“duas engrenagens brancas estavam conectadas por meio de seus dentes. A Junção, o máximo dos Exilados.”



Todas essas imagens e maiores explicações estão disponíveis no site do livro, o que foi ótimo, já que enquanto lia eu estava tendo uma leve dificuldade em visualizar baços saindo dos joelhos de uma pessoa... (hábilidade Túnel)

Esses são os "superpoderes" dos moradores da Esfera. Muito legais, e tudo explicado por tecnologia, nada de E.T.'s. Nem preciso dizer que amei, né?!?

   • e, por fim, Quarto, sobre a trama:

O Renato (autor do livro) me encheu de sonhos e esperanças, alimentou eles, e quando tudo era amor, ele pegou tudo, amassou em uma bola bem compacta, trancou dentro de uma redoma de aço e colocou um explosivo junto. 
Quando chegou no momento 'clímax' da história, foi chocante, triste, revoltante, emocionante, e tudo o mais que existir nesse sentido. Eu estava quase indo atrás do Renato para dar um soco nele, mas primeiro era PRECISO continuar lendo e saber como tudo terminaria.
E, antes do fim, de alguma forma, ele pegou os restinhos de poeira cósmica em que tinha se transformado todo o meu amor pela Esfera, juntou em um pequenino amontoado e devolveu pra mim.

Foi uma das melhores experiências literárias que já tive em toda a minha vida. Sem brincadeira! Se você gosta de distopias e/ou ficção científica,  você TEM que ler esse livro!! E se não gosta, leia também. Não vejo como uma pessoa poderia não gostar dessa história!



                                                                     Pela Esfera e para a Esfera!


P.S..: Ao autor: Renato, desculpe a imensa demora e enrolação para terminar de ler Terras metálicas e postar essa resenha. Estava me recusando a terminar a leitura e ter que sair da Esfera. Sim, foi de propósito, desculpe. E, pelo meu IA, faça logo a continuação!! 
    
   




Booktrailer



52 comentários

  1. É ótimo quando o escritor consegue entrar na nossa mente! Como você, não tenho nada contra livros narrados em terceira pessoa, afinal, se o escritor for bom, conseguirá nos aproximar do personagem da mesma forma!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim!! Verdade, verdade.. Boa colocação ^^

      Abs

      Excluir
  2. Livros narrados em terceira pessoa são menos cansativos, eu particularmente amo :)
    Adorei a resenha, fiquei bastante interessada.
    xoxo
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm.. não acho que seja "menos cansativo", só é diferente do narrado em primeira hahaha gosto dos dois ^^~
      A resenha não chega nem perto de o quanto o livro é bom, fez bem em se interessar.. kk

      Beijos

      Excluir
  3. Oi..
    Já ouvi falar muito bem deste livro, mas ainda não coloquei na minha lista, tenho outras prioridades no momentos.
    Mas gostaria de ler um dia.

    Bom fim de semana
    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ^^
      Você não coloca na lista porque tem muitas prioridades no momento? A minha lista é tão grande que acho que vou morrer antes de conseguir terminar e todo dia coloco um livro novo nela hahahahahaha
      Mas leia sim, é muito bom!

      Pra você também,
      Beijos!

      Excluir
  4. Recebi esse livro ontem, assustei com o tamanho. Não esperava algo tão grande ahhahahha!
    Estou louco para começar a ler, parece mesmo ser muito bom!

    Adorei o blog e já estou seguindo. Quando puder retribuir ficarei muito feliz!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo! Sorte que eu tinha visto o número de páginas na internet antes.. haha
      Comece, comece! É muito bom!

      Obrigada! ♥ Vou lá dar uma olhada no seu agora =D

      Abs

      Excluir
  5. História muito bacana, quero este livro desde aquele dia que voce falou sobre ele


    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! Aham, eu lembro disso kkk Vá atrás dele mesmo, é muito legal!

      Excluir
  6. OMG. Primeiro: que resenha diva! As ilustraçoes, tudo, acho que foi o post que mais curti aqui do blog. Segundo: preciso desse livro pra ontem! Como nunca ouvi falar deele? Parece incrivel! P.S: eu ia querer ser uma Bio hahahahah

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ As ilustrações foram tiradas do site do livro, lá tem mais. E na página do face tem mais ainda. É muito *3*!
      Aham, ele é muiiito bom mesmo! E pensar que se não tivesse esbarrado com o Renato no Skoob eu poderia nunca ter lido.. (santo Skoob u.u)
      Aaaaah, antes eu achava que ia querer ser uma Bio também, mas foi só até descobrir o que os Sibérios fazem hahaha

      Beijos!

      Excluir
  7. Mais um livro para a minha listinha. Fiquei com uma super vontade de lê-lo. Amei a resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito legal mesmo, leia sim ^^
      Obrigada!

      Excluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro, mas só agora parei pra ler do que se trata, to encantado com a narrativa, e todo esse cenário ficcional, fantástico mesmo, vou adorar lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaam, entendo! Mas verdade, é muito bom sim! ^^

      Excluir
  9. Livro Nacional + Pós-apocalíptico + Criaturas Interessantes = Tenho que ler imediatamente! hahahaha
    Gostei da resenha! :D
    Abraços,
    Paulo
    Montanha Literária - http://www.montanhaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já estou de olho nesse livro à um tempinho pois adoro distopias, livros pós apocalípticos, e achei a estória do livro bem interessante apenas lendo a sua sinopse. E pela sua forma de descrever o universo do livro tão instigante e apaixonada me deixou muito mais curiosa para conhecê-lo. Adorei os poderes! essas ilustrações são muito legais, acho que não havia visto em lugar nenhum, e elas meio que me lembraram divergente, mas sei que a história é completamente diferente, mas sei lá, por acaso me fez lembrar. De ficção científica eu só li the host, mas gostei bastante. Estou em um momento em que tenho muita vontade de conhecer novos lançamentos literais brasileiros, e esse livro me parece ser uma ótima pedida. Enfim, adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li dois de distopia até agora, esse e A Hospedeira. Nos dois me liguei mais na parte "ficção científica" (porque amo) então não tenho opinião certa ainda sobre distopias.. kk
      Hahahahaha, eu estava mesmo tentando passar o quanto gostei do livro pela resenha.. As ilustrações foram feitas especialmente para ilustrar o livro, então normal não ter visto antes. Divergente eu ainda não li, mas pelo que já vi a respeito, é beeem diferente!!
      Eu sempre li brasileiros, é tão bom quanto literatura de qualquer outro lugar xD
      Obrigada! Bjs

      Excluir
  11. Esse livro ja tinha chamado a minha atenção em outros blogs e videos, mas eu nunca dei importância a ele e nem sentia vontade de ler a resenha dele até agora. E nossa, que livro. Essas imagens que você colocou na resenha que faz parte do livro, são bem interessantes e isso me deixou bastante curioso para ler o livro. Por fim, eu amei a resenha.


    espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, sei. Também demorei um pouco para querer ler ele de verdade, mas depois que comecei vi que era bom mesmo xD
      Ahaam, interessante é uma boa palavra pra descrever!
      Obrigada ^^

      Abs

      Excluir
  12. Nossa, a resenha ficou muito boa, e eu realmente não conheciaaa o livro o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Nossa! como deu para ver a sua empolgação.
    Adorei saber tudo e muito mais do livro.
    Com um climax emocionante,revoltante e maravilhoso pelo que me pareceu,acabou me conquistando e agora que ler ele ^^
    Legal ter as ilustrações porque pode parecer difícil né rsrs
    Parabéns pela resenha maravilhosa e curiosa do livro,claro que ao autor também que vou procurar saber mais.
    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ^^
      Que bom! rs
      O climax é assim mesmo, garanto!
      O que eu estava tendo mais dificuldade meeesmo era pensar em braços saindo do joelho u.u não sei porque, mas isso foi a coisa mais estranha que tentei imaginar nos últimos tempos! (mesmo com toda a ficção que leio hahaha)
      Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  14. Boa noite
    Já ouvi muitas pessoas falar desde livro e li algumas resenhas inclusive a sua e agora esse livro é minha prioridade na leitura, espero ser o sortudo ganhador e navegar no mundo no Renato C. Nonato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros que abordem essa temática ... Bom, não conhecia esse, mais quando li a sua resenha, parece até que eu já estou participando da estória kkkkkkkk ... Adorei quando vc escreveu "danem-se as florestas, vamos todos viver no interior da terra em uma atmosfera artificial controlada pela Elite!" kkkkkkkk Concordo :]

    soubibliofila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Ah, sentir que faz parte da estória é muito fácil com esse livro! kk Aaaaaah! hahahahaha Mas eu falei sério, eu queria mesmo me mudar para a Esfera! xD

      Bjs

      Excluir
  16. Depois dessa super resenha, fiquei ainda mais curiosa pra ler esse livro!! É uma proposta diferente, uma ideia diferente. Me pareceu ser muito interessante (e isso só pela resenha, imagina lendo o livro kkkk).
    Beijos, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse bem: imagina lendo o livro! Ele tem muito mais coisas!!

      Beijos, e obrigada!

      Excluir
  17. Eu tenho um problema sério quando leio resenhas, porque fico imaginando qual seria minha opinião se eu tivesse lido o livro também. Adicionei-o à minha lista de desejados, e será parte da minha próxima compra (dedinhos cruzados pro submarino lançar algum desconto ja que não tenho muita sorte com promoções cortesia).
    Adoro livros que forçam a imaginação a criar os espaços e dar rostos pros personagens tanto pessoas quanto criaturas, a narração em terceira pessoa é boa porque você não fica presa na cabeça apenas de uma pessoa. Fiquei super empolgada com a resenha, espero devorar o livro em breve. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também imagino isso kkk
      Olha, eu sei que as vezes a Saraiva tem aquelas promoções de livros nacionais por 9,90.. Só que o frete é caro então é bom tirar na loja. Mas, antes disso, boa sorte no sorteio! xD
      Concordo com tuudo o que você disse!
      Obrigada ^^

      Excluir
  18. *O*!! EU PRECISO, NECESSITO LER ISTO!!

    Eu amei a sinopse e a sua resenha! Sinceramente, não acho que o livro seja apenas bom, como pensei antes, ele deve ser espetacularmente incrível!!
    Amei... ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa MESMO!

      Obrigada! ♥
      Espetacularmente incrível, tá aí, eu podia ter usado isso na resenha.. kkk

      Excluir
  19. Faz um tempão que estou querendo ler este livro. Eu tinha o visto em um outro blog a algum tempo atrás quando falaram sobre autores nacionais, e realmente me interessei pela história. Não vejo a hora de poder tê-lo em mãos para me jogar nessa esfera, que tenho certeza que é envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, ela é! Tenho certeza que você vai gostar quando ler *-*

      Excluir
  20. Fiquei muito interessada na história do livro e na capa, muito linda. O livro já havia chamado minha atenção em uma livraria, e até cheguei a ler sua sinopse. Só não comprei pois queria saber um pouco mais do enredo e dos personagens. Agora já fico mais tranquila e tenho certeza que vou amar ler este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mais da capa quando vi pessoalmente do que pelas fotos! xD
      Entendo, entendo! Mas leia sim, é muuiito bom!

      Excluir
  21. Livros narrados em terceira pessoa é bem diferente do meu usual, mas curto muito...já tinha lido comentários sobre esse livro, mas nunca tinha parado pra ler a sinopse...E pelo que li em sua resenha é um excelente livro...Adoro distopias...Já vi que vou amar esse livro.

    bjs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu leio muitos em terceira, em primeira, misturando os dois.. kkk
      Me liguei mais na ficção científica que no fato de ser uma distopia, mas se você gosta de distopias, deve gostar desse! (minha experiência com distopias é MUITO limitada >.<)

      Beijos e obrigada! ♥

      Excluir
  22. Adorei a resenha!!! Esse livro entrou para a minha lista. Fiquei com bastante vontade der ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ Que bom que ficou, é a intenção da resenha xD
      Leia sim, ele é bom demais!

      Excluir
  23. Resenha ótima, agora que estou desejando o livro mais ainda >.<

    ResponderExcluir
  24. Já vi que o livro te marcou! Gostei muito da resenha. Embora tenha ficado um pouco confusa sobre as tais habilidades. Esse livro está na minha lista de desejados há séculos. Vou participar do sorteio e torcer prá ganhar pq a grana anda muito curta por aqui, rs

    www.retalhosassimetricos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ Ah, pensei que isso pudesse acontecer enquanto escrevia, mas depois que você ler o livro tudo fará sentido! =D
      Aaaah, entendo! kkkk Boa sorte no sorteio! ^^

      Excluir
  25. Esse livro já estava na minha estante de desejados no skoob, mas depois que li a resenha EU QUERO demais. Adoro histórias narradas em 3a. pessoa e adoro ainda mais histórias que nos levam ao futuro. Estou super ansiosa para ler "Terras metálicas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! *-* haha
      Aham, gostando de tudo isso você vai mesmo gostar do Terras! Leia sim!

      Excluir
  26. Adoro livros de mundos diferentes, do que pode vir a ser. Adorei a resenha! Quero muito ler
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir