[Resenha] Se Arrependimento Matasse

Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos se se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo.
Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.

Tensão. A revelação de um detetive. E um desfecho surpreendente. – Sinopse.

A sinopse é bastante explicativa sobre o que se trata a estória, portanto acho que um resumo não é necessário. Sendo assim, vamos direto à minha opinião sobre o livro.


    • A trama:
A promessa de um desfecho surpreendente realmente se concretiza. Não vou dizer que não cheguei a desconfiar do culpado nenhuma vez durante a estória, mas confesso que já o tinha declarado inocente há muito, e quando ele foi revelado, foi um choque. Nenhuma das milhões de possibilidades que imaginei durante a leitura estava certa, e isso com certeza é um ponto positivo para o autor!
“- Como dizem? – indagou ela. – Se arrependimento matasse... não é? No fim, foi precisamente isso o que aconteceu.” 
Só não digo que o final do livro foi inteiramente inesperado porque ao menos uma coisa acertei desde o começo: “A revelação de um detetive.” (ao menos isso para me impedir de ficar deprimida com a inabilidade completa de descobrir o desfecho u.y ~sério, nunca assista a um filme perto de mim haha)

    • Os personagens:
O autor criou uma lista de personagens bem diversificados.
  
Creio que meus favoritos foram Frederica, com sua pose misteriosa e autoritária (gostei dela desde o principio *-*); Jeremiah, por ser extremamente irônico e o mais estranho dentre todos (sempre gosto dos irônicos e estranhos ♥) e Alex, irritadiço, relaxado e direto (ele tem ’carisma’ xD).

As duas que menos gostei foram Rosa, a empregada mais idosa do hotel, porque tudo o que ela faz é passar mal (chata ¬¬ hahaha) e Vera, mulher do dono do hotel onde o cozinheiro é morto, ela é uma dondoca velha e chata que se acha melhor que todo mundo (e parece um cachorrinho obediente que sempre concorda com absolutamente tudo o que o marido diz, não tem opinião nenhuma u.u).

Dos outros, gostaria apenas de comentar sobre Dante, o professor. Sério mesmo que ele é matemático? o.o Jurava que o homem tinha todo o jeito de professor de história...

    • A escrita de Alma Cervantes:
O autor se diz um admirador da língua portuguesa, e isso pode ser comprovado pelo modo que escreve, sendo quase poético.
O que torna uma leitura já leve em algo ainda mais prazeroso, e nos permite avançar rapidamente pelo livro podendo terminá-lo em poucas horas, pois além da curiosidade para descobrir quem é o assassino, a boa escrita também nos impulsiona.
“Havia uma pessoa ali deitada: era Victor, o cozinheiro. Estava no chão, coberto de sangue. Em seu pescoço, um enorme corte de impiedosa profundidade, claramente a fonte da deslumbrante tinta que pintara a imensidão branca da cozinha com tão intenso vermelho.”
Outra parte que gostei muito:
“Aquilo já não mais poderia ser chamado de chuva. Era uma entidade; um ser que decidiu unir-se à névoa e conspirar com onipotência contra aqueles ridículos e pífios seres ali reunidos.”
Acho que já deu para entender.

Não posso deixar de comentar que Se Arrependimento Matasse me fez lembrar do jogo de tabuleiro “Detetive” =3. Foi uma leitura muito boa e recomendo demais a qualquer um que goste do gênero ou queira começar a se aventurar por ele.
Vejo Alma Cervantes entrando facilmente em minha lista de autores preferidos, e espero muitíssimo por seus próximos livros.





18 comentários

  1. Achei este livro muito fo@# e você bem entende porquê! A escrita de Alma é "perfect", a história é bem desenvolvida e os personagens apaixonantes (eu até shippo "Fredelice", kkk)
    Adorei a resenha e o livro...
    Até mais o/
    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shippa Fredelice? ... ....... hahahahahahaha Ok. É, também acho xD
      Obrigada ♥
      Até

      Excluir
  2. Noooossa, parece ser um livro muito bom! Adorei tua resenha, foi bem explicativa e me fez ter vontade de ler o livro. Com certeza entrará na minha lista de leituras, hahaha

    Amor em Ler
    Promoção ativa no blog

    ResponderExcluir
  3. Adooooro este tipo de livro! :) Adorei a resenha!

    Beijos,
    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muuuito bom e do jeito como você escreveu a sinopse,fiquei curiosa *_____*Adorei o seu blog..tem bastante informações e novidades,ejhehehehehehe.Até breve!


    Beeijos.

    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom. Leia e leia. kk
      Obrigada! ♥

      Beijos ^^

      Excluir
  5. Nossa queria ler esse livro...
    Eu sou que nem você, fico tentando descobri o final de todo jeito kkk

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! xD
      É uma parte fundamental da leitura u.u kkkk

      Bjo!

      Excluir
  6. O livro é excelente e a resenha, muito boa. Notei, apenas, na resenhista, uma certa resistência a idosas ... rsrsrs ... Parabéns aos dois, escritor e resenhista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e obrigada! (estou agradecendo pelo autor, aham u.u rs)
      Juro que não é isso! Qualquer personagem que passe o livro inteiro passando mal é chato hahaha
      Obrigada mais uma vez!

      Excluir
  7. Olá.
    Adorei sua resenha,ele também é autor parceiro e vou começar a leitura logo logo,Cisne é um pouco grandinho e me fez atrasar um pouco rsrs.
    Me parece mesmo um ótimo livro e o ator é muito legal e gentil ^^
    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ^^
      Obrigada! ♥
      Você vai gostar. Eu acho. haha Cisne, um dia ainda leio esse. A autora (que não lembro o nome x.x) é um amor de pessoa *-*
      Ele é sim! (serve para o livro e para o autor)

      Beijos

      Excluir
  8. Esse tipo de livro é bem desejado pela galera mas não sei se ele me faria lê-lo, espero que um dia possa ter a oportunidade. rs

    Abraço *-*
    @clicandolivros
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D= Como assim? Não gosta de policial? É o melhor gênero que existe! o.o (tá, eu digo isso de todos, mas enfim.) kkkk
      Mas tente ler sim, é bom! ^^

      Abraço -^.^-

      Excluir
  9. Oi flor!

    Tenho lido muitas resenhas do livro. A maioria, assim como a sua (que está otima alias) elogia, mas nao é bem meu estilo nao.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie =D
      Aham, eu também. Eu sei, você gosta mais de romance né? xD Mas se um dia resolver tentar um diferente, eis uma opção ^^
      (obrigada, aliás)

      Beijo ^^

      Excluir