[Resenha] Garota, interrompida

NÃO SABER O QUE QUER SER NÃO É UMA OPÇÃO.

Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas.
Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade? Garotas interrompidas.

Um relato pessoal, intenso e brutal que nos faz refletir sobre nosso papel na sociedade, Garota, interrompida é uma leitura obrigatória, que inspirou o filme homônimo sucesso de bilheteria que concedeu a Angelina Jolie seu papel mais importante e o Oscar de melhor atriz coadjuvante. – Sinopse.

“As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil.”

Nesse livro, Susanna Kaysen conta como foram os dois anos em que teve sua vida ‘’interrompida’’, internada (voluntariamente!) no hospital psiquiátrico McLean.


A autora narra sem rodeios tudo o que consegue se lembrar da época em que esteve no hospital. Ela fala das enfermeiras, dos métodos de tratamentos, do próprio prédio e, principalmente, das outras internas. Lisa, a sociopata que sabe de tudo (e que foi interpretada pela Angelina Jolie no filme que eu ainda não assisti xD) é minha preferida dentre as meninas. Mas também gostei das outras.




Susanna fala dos eletrochoques, da solitária, das toalhas geladas, de como os diagnósticos eram dados de maneira falha... Mas também fala de “bons” momentos, em que se divertiam e riam de sua própria loucura.

Garota, interrompida é realmente um livro que todos deveriam ler, pois ele retrata a realidade, o que se passa na cabeça das pessoas, discute o que é a sanidade ou a loucura... E o mais legal é a comparação inevitável que fiz enquanto estava lendo! Achei tantas coisas em comum entre mim e aquelas adolescentes que tive que dar graças pelos hospitais psiquiátricos do Brasil terem se convertido em faculdades! (pessoas que leram, pfv digam que não fui a única! hahaha)




É um livro pequeno, com capítulos minúsculos e narrativa fácil de acompanhar. Li em duas horas mais ou menos, e leria de novo, e de novo. Lerei de novo assim que tiver um intervalo de tempo para isso.


Não é um livro como os que estamos acostumados. Não é uma investigação policial, não é um romance água com açúcar, não é a luta eterna entre lobisomens e vampiros. Garota, interrompida é a busca pela identidade. É o processo de escolha do que vamos ser “quando crescer”. A doença de Susanna (personalidade limítrofe) é o próprio retrato da adolescência! (e, por que não dizer, usando um sentido mais amplo, do ser humano em qualquer fase da vida?




Claro, se a gente excluir a parte da descrição desse transtorno que fala sobre tentativas de suicídio, porque aí já não é tão normal assim hahaha


Resumindo: Garota, interrompida é uma crítica, é um retrato, é um guia, e é um livro que todas as prateleiras deveriam ter. Sem mais. 







Impresso: GenteSicilianoSaraivaAmericanasSubmarino • Martins Fontes

46 comentários

  1. Oi flor!!!

    Eu também gostei deste livro e me identifiquei também, não tanto, porque já passei - um pouco - da fase adolescente... hahahaha

    Beijos!

    Escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      hauahuahuahauha Eu tenho a mesma idade que ela tinha quando foi internada, então.. xD
      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei a dica e a resenha, já conhecia o livro mas nunca li e nem vi o filme, mas com certeza ele foi para a minha listinha de livros a serem lidos!!!

    Beijoss

    http://preferiaestarlendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece excelente, só li elogios e gosto de abordagens sobre o tema... Legal saber que é rápido de ler, estou precisando de livos assim...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Só assisti ao filme (o qual achei um pouco perturbador. Por mais que a Angelina Jolie atue monstruosamente bem, a Lisa me deu arrepios), e eu não tenho tanta certeza assim de que quero ler o livro. Sou meio complexada e se eu me identificar muito com as pessoas de um hospício, tenho medo de querer me internar. haha
    Se eu tiver o livro em mãos, lerei, com certeza, mas não é algo que eu esteja muito animada para correr atrás.

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu já assisti ao filme: sério isso? hahaha Eu amei!
      Ah, isso é um problema.. Eu me identifiquei bastante, mas estou de boa porque já sei que não sou normal há muito tempo u.u
      Mas leia, é só não ficar encanada com isso!

      Excluir
  5. Oi Tainah!
    Eu to doida pra ler esse livro. Também tenho parceria com a Única e em breve vou solicitar ele. Sua resenha ficou ótima, é tudo o que eu imaginei que pudesse ter nessa leitura e to ansiosa pra poder conferir também.

    Beijos ;*
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Na primeira vez que vi a capa deste livro, pensei que seria mais um daqueles romances bestinhas, mas depois da resenha, até que bateu uma vontadezinha de lê-lo.
    Moral do Dia: Nunca, nunca, NUNCA julgue um livro pela capa
    Até mais...
    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu julgo livros pela capa. ... huahauhauhauahua
      Só que essa não tem cara de livro bestinha (creio que queira dizer água com açúcar), o padrão de capa deles é com foto e tal, não tudo rosa .~.
      Mas enfim, que bom que bateu vontade de ler, tomara que a vontade cresça!

      Excluir
  7. Ainda não li o livro, mas vi o filme. Se só isso já é bom, não posso nem imaginar como deve ser a história descrita em palavras. Fiquei com vontade de ler; não sabia que a Suzanna tinha borderline.

    Adorei a resenha. Beijos,

    Paloma.
    www.bibliotequismo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quero muito essa edição <3 Adoro esse tema e gostei muito do filme.


    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Gente, não sabia que tinha filme! :O e com a Angelina ainda? Em que mundo eu vivo? O livro parece muito bom, amei a resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só fiquei sabendo do filme porque uma amiga minha me disse depois que eu comentei da editora que tinha um livro muito rosa hahahaha Foi ela que me fez querer ler *-* (não sou muito fã da Angelina, mas até que tô simpatizando com ela depois de assistir esse..)
      Obrigada! ♥

      Excluir
  10. adorei a resenha, o livro parece ser muito bom.

    www.lerparaesclarecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie:)
    Adorei a resenha e fiquei com uma super vontade de ler o livro. Foi a primeira vez que li uma resenha desse livro e fiquei super interessada em lê-lo, apesar de estar totalmente fora dos tipos de livros que leio.

    Eu não sabia que tinha filme =O

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^
      Ele não é muito comum mesmo, mas é legal.
      Aham, é uma surpresa geral! haha

      Excluir
  12. Gostei desse livro quando li uma resenha dele la no blog No limite a Leitura, desde então sou louca pra lê-lo o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou ansiosa para ler esse livro. Espero fazer isso em breve. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sempre que via essa capa, eu pensava que era algo do tipo clichê adolescente, mas sempre que leio uma resenha, me surpreendo de como era diferente do que pensei e do quanto eu sei que vai me interessar porque AMO histórias com esses temas.
    Nunca tinha nem ouvido falar do filme, mas também, não vejo filme nenhum de livro que li, eu tenho quase certeza que vai perder a magia do livro, então já procuro evitar, principalmente um livro que se tornou um dos meus favoritos (Quase todos são na verdade kkk)
    Eu nem sou chegada a biografias, principalmente de gente famosa, mas biografias ou autobigrafias assim, eu não consigo não gostar kkkk
    Cada vez mais fico com vontade de ler!
    Um beijo, Duda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas cara, não é capa de clichê adolescente '-' kkk
      Quase impossível não ver filme baseado em livro, só se você não conhece/lê os livros dos filmes que assiste, porque muuuuuiiiitos deles são baseados em livros kkk
      Também não gosto de biografias, mas nesse estilo é legal. Beijo!

      Excluir
  15. Já tinha ouvido falar desse livro
    Tem até um filme
    Parece ser muito interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa...apesar de pequeno, parece ser um livro forte.
    Sinceramente nunca tinha ouvido falar nem no livro e nem no filme.
    Interessante...Lista de desejados agooora!!=)

    ResponderExcluir
  17. Amei o livro, sou apaixxonada por livros que mexam com um lado mais psicológico e fiquei bem interessada

    ResponderExcluir
  18. Amei a reseha, desejando o livro incrivelmente rosa!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Poxa, mais que resenha deliciosa, eu não sei se me apaixonei mais pelas imagens ou pela resenha, melhor,os dois rs.
    Eu quero muito assistir ao filme.
    Imagine que livro e a autora se sentindo quando foi relatando.
    Eu quero muito ler ele agora.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥
      Tanto livro quanto filme são muito bons! Leia e assista, não irá se arrepender.
      Beijo

      Excluir
  20. O livro realmente parece sensacional! Gosto da maneira como a autora colocou o tema. Não fazia ideia do que se tratava antes de ler a sinopse e acabei me surpreendendo. Espero ler em breve. Um beijo, Sabrina.

    ResponderExcluir
  21. Estou bem curiosa para ler este livro
    está é a primeira resenha que vejo dele, e não sabia muito bem o que esperar
    mas achei interessante como a autora parece abordar todos os acontecimentos...

    ResponderExcluir
  22. É um livro interessante. Agora me deu vontade de ler.
    diessycatiburcio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler esse livro, a história me chamou muito a atenção, ainda mais por ser uma história real, esse exclusão da sociedade acontece até mesmo com quem esta livre.

    ResponderExcluir
  24. um dos meus livros preferidos. já o li em inglês, e finalmente agora foi lançado aqui! louca pra ler em português também!

    ResponderExcluir
  25. Estou chorando, também tive minha vida interrompida, também fui parar num hospital psiquiátrico na cidade de Franca/SP. O ano 2.008, no meio de homens e mulheres, uns gritando, uns caindo, outros urinando nas roupas. Uma experiência que não esquecerei jamais.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  26. Gostei da sua resenha e o livro parece ser bom, por se tratar de uma história real e diferente dos livros lançados atualmente. Já quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  27. Eu necessito ler esse livro! Me interessei por ele logo de cara, porque o filme é um dos meus preferidos e eu não sabia que era baseado em um livro até que a Editora Única o lançou aqui no Brasil. Depois passaram a sair as resenhas nos blogs e todas elas foram bastante positivas e eu descobri mais uma coisa que eu não sabia, que era uma história real, que aconteceu com a própria autora. Tudo isso só aumentou minha vontade de ler e agora é um dos mais desejados por mim, espero conseguir ler logo, tenho certeza que é um ótimo livro. ;D

    ResponderExcluir
  28. Já amei o livro,ele parece ser perfeito,me identifico muito com ele!

    ResponderExcluir
  29. Muito bom,quero ler esse livro,minha amiga ganhou da editora e leu ,e achou muito bom! Pelo que você falou acredito que seja bem impactante e vai me ajudar a saber se quero mesmo fazer psicologia rsrsrsrs Beijos

    http://nisso-pensai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, acho que você vai acabar na psicologia mesmo, até eu que nunca pensei nisso fiquei com uma vontadezinha depois de ler.. haha

      Excluir