[Resenha] Divergente

UMA ESCOLHA
Uma escolha decide quem são seus amigos
Uma escolha define suas crenças
Uma escolha determina sua lealdade...para sempre
UMA ESCOLHA PODE TE TRANSFORMAR 
(texto de capa)


Oi, leitores! Como vai a vida?
Saudade de vocês. Vamos ver se ainda sei escrever uma resenha (se é que um dia eu soube :P)

Divergente se passa em uma Chicago futurística dividida em cinco facções: Abnegação, Audácia, Erudição, Amizade e Franqueza. Ao completar dezesseis anos de idade, todos os habitantes devem fazer uma escolha: permanecer na sua facção de origem ou mudar de facção, deixando para trás a sua família e os ideais aprendidos anteriormente. Para ajudá-los nessa escolha, todos passam por um teste de aptidão, que indicará em qual facção seu perfil se encaixa melhor. Porém não é obrigatório escolher a facção que for obtida como resultado do teste. Beatrice Prior nasceu na Abnegação, mas a Audácia sempre lhe pareceu atraente. No dia do seu teste de aptidão ela esperava obter uma resposta que lhe ajudasse em sua decisão, porém os resultados foram inconclusivos. Isso queria dizer que ela era Divergente. E agora sua vida corre perigo. Ela precisa guardar esse segredo, escolher uma facção e tentar se encaixar sem levantar suspeitas. Mas o que significa ser Divergente? Por que isso é um problema? Isso é o que ela terá que descobrir.



Já havia algum tempo que eu queria saber o motivo de todo o barulho a respeito dessa série e depois de ir assistir ao filme, eu precisava ler! Divergente é uma distopia recheada de ação, e que conta uma história muito interessante sobre a tentativa de organizar a sociedade de acordo com valores em comum, e a busca pela identidade e pela liberdade.



Apesar de a história se passar no futuro, não é difícil relacionar os acontecimentos e os sentimentos  dos personagens com os dias atuais. Mas Divergente não deixa de ser uma boa viagem para um mundo diferente deste que nós conhecemos e, como todo bom livro, pode te levar para longe no tempo e no espaço.



Para mim é quase indispensável que haja pelo menos um pouco de romance em cada livro que leio, e apesar de este não ser o foco dessa história, creio que o romance veio na medida certa. Gostei também de ter sido abordado de uma maneira diferente da usual, bem menos cor-de-rosa.



Muitas comparações foram e têm sido feitas com Jogos Vorazes, e é evidente que há semelhanças: as duas são distopias que trazem garotas como protagonistas, ambas lutando contra o "sistema". Mas também há várias diferenças e uma história não invalida a outra. Eu particularmente amo Jogos Vorazes e estou amando Divergente também. 



O livro está muito bem diagramado. O tamanho da fonte está perfeito e não consegui identificar erros de digitação. 

Quem gosta de distopias não pode deixar essa passar. E quem não gosta ou nunca leu uma deveria dar uma chance ;)
Pra quem já leu, tenho duas perguntas: A que facção você acha que pertenceria ou gostaria de pertencer e o que apareceria na sua paisagem do medo?

Nos vemos em breve!
Se cuidem :*

OBS.: Por favor, cuidado para não soltar spoilers nos comentários. 

14 comentários

  1. Oi, Thalita
    Gostei muito da sua resenha. A série Divergente é uma das minhas favoritas, é muito boa. Respondendo as suas perguntas acho que seria da Amizade. Acho que na minha paisagem do medo apareceria fantasmas ( Eu sei, é meio ridículo!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu acabei de ler o segundo livro e tô ansiosa pra ler o último.

      Excluir
  2. Oi Flor!!!!!! Sim, eu sei, estou sumida.... sim, sou eu mesma!!!! :D

    Eu ainda não li esta série acredita? E por conta disso, não vi o filme também... prefiro ler primeiro, daí já viu, uma coisa protela a outra!

    Mas fã de distopia como sou, não vai dar para enrolar muito mais tempo ainda não é? haha

    Beijos!!! Bela resenha!!

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se você é fã de distopias não dá pra deixar de ler mesmo, porque essa é muito boa.

      Obrigada :*

      Excluir
  3. Esse livro parece ser bom mesmo, ainda não pude ler, mas assim que possível vou começar. De tanto a galera falar, a curiosidade aumentou.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro
    Não fui ao cinema pq quero ler os livros primeiro
    Espero ler em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu fui assistir e não me arrependo.
      Não faço muita questão de ler o livro antes de ver o filme ou vice-versa, mas sei que muita gente prefere ler primeiro :)

      Excluir
  5. Oi Thalita. Divergente é muito bom mesmo. Não sei a qual facção pertenceria, mas provavelmente não seria a Audácia.haha. Apesar de que se houvesse um Tobias nela correria o risco.rs!
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ah, eu com certeza não seria da Audácia também. Não sei viver perigosamente xD

      Excluir
  6. Ainda não li nada da trilogia, mas quero muito, Pq vi tantas resenhas positivas que agora eu necessito dos livros hahahaha.

    ResponderExcluir
  7. Não consegui terminar este livro :( Não sei porque, mas não consegui.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu tô adorando ... mas é assim mesmo, às vezes a gente não tá no humor certo pra um determinado livro.

      Excluir