[Adaptações] Relação Mortal - Filme

Título original: "The Moth Diaries"
Ano de lançamento: 2011
Gênero: Terror / Suspense
Diretora: Mary Harron
Roteiro: Mary Harron, Rachel Klein
Elenco: Sarah Bolger, Lily Cole, Sarah Gadon, Scott Speedman


(fonte: Wikipédia) 


Veja a resenha do livro escrito por Rachel Klein e lançado no Brasil pela editora Planeta clicando aqui.


Detestei o filme. Não sou do tipo que odeia adaptações, na verdade eu costumo gostar muito delas. Mas esse filme é apenas errado. Acaba com todo o espírito do livro.




Começando pela personagem principal. No livro ela não tem nome, é judia, sente-se excluída pelas outras garotas por causa disso, o preconceito era muito forte naquela época (anos 60). E ela gostava de ser diferente. 
No filme eles colocaram uma menina de olhos claros e nariz arrebitado. E deram um nome para ela. Isso, pra mim, já tirou metade da magia que torna a história original tão sombria.
Sem contar nas personalidades. A menina do livro é sombria por si só, sempre pensando demais, mesmo quando passa um tempo rindo é sugada para um estado de espírito um tanto depressivo. A menina do filme é só mais uma adolescente besta que está feliz o tempo todo. A do livro odeia telefones, a do filme ama o celular.
Vou só parar de enumerar e dizer que são garotas completamente diferentes.



Na verdade, todas as internas estão internas na escola porque têm problemas em casa, todas elas tem alguma coisa de diferente do resto das adolescentes comuns. Isso no livro, claro. O filme podia muito bem ser uma produção da Disney. E nenhuma delas parece de verdade com suas descrições no livro.
E, cara, eles trouxeram a história pros dias de hoje o.o Elas falam de Facebook. Facebook! Eu quase parei de assistir na hora que vi isso, mas tudo bem.
A estória foi péssima, e mal faz sentido. Acho que quem assistiu sem ler ao livro nem conseguiu entender muita coisa.



A interpretação das atrizes também não foi das melhores. E, pelos comentários que vi por aí, várias pessoas concordaram  nisso. O cenário não fez jus ao que a gente imagina e o filme, num geral, foi bem fraco. Era pra ser de terror, #SQN. 
A coisa que mais detestei foi que, no livro, a personagem principal é diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe, e tem todas as características da doença. No filme eles tiraram tudo. Resumindo, o filme é ruim, eu não gostei e não indico.



P.S.: Assista! hahahahaha
Sou do tipo que, quando acho um filme ruim, boto todos os meus amigos para assistir. Existe uma certa beleza em assistir filmes ruins... dá uma visão diferente da arte cinematográfica. 
Esse entrou, total, na minha lista de filmes que preciso mostrar pra todo mundo xD Só não gostei mais (sim, eu sei, mas tem outras pessoas no mundo que gostam de filmes assim, tá?!) porque amei o livro, e aí fiquei revoltada.
Mas veja legendado, ao menos, para ver o clima trash envolvido.


Veja o trailer:


E minha nota para esse filme é:


(imagens: Google)

25 comentários

  1. Tainah :)
    Ah, não li o livro e muito menos vi o filme .. Mas só de ler aqui já percebi o quanto é diferente, já vi muitos filmes que fazem isso .. Vamos combinar que mudar uma coisinha básica ok, mas mudar coisas principais como o nome do personagem (que do nada descobriram né,rsrs) é horrível, nem parece que o diretor leu o livro .. É decepcionante a gente gosta de um livro, esperar tanto do filme e ser uma droga :(
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim é que a autora trabalhou junto com a diretora no roteiro! hahahaha Imagina... E, eu nem me incomodo tanto se fizerem mudanças e o filme ficar bom, o problema é que o filme ficou horrível! xD

      Excluir
  2. Credo! Pelo o que você falou eles pegaram a história do livro e fizeram tudo ao contrário. Gostei do que você falou sobre o livro, mas eu fico triste quando eles acabam com a história original.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente ótimo! O filme podia não existir. rs

      Excluir
  3. Eu não li o livro, mas pela resenha o filme não parece ter nada parecido com o filme. Eu gosto de adaptações, não ligo quando tiram algumas "cenas" que tem no livro e não no filme. Mas eu odeio quando tiram caracteristicas importantes do livro, coisas que realmente mudam a história. É como se tirassem a personalidade do livro.
    Enfim, capaz eu assistir pra ver o quão ruim é haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única coisa igual é o nome da Ernessa. Tirando isso, pode-se dizer que não tem nada haver um com o outro.
      Assista, assista! *o* hahaha

      Excluir
  4. Não li o livro, mas pelo que você falou fizeram tudo ao contrário dele. Mudar algo pequeno em uma adaptação esta tudo bem, mas quando mudam muito já não tem muita graça nem de ver o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já não me importo tanto com mudanças porque sei que é preciso fazer a história ter sentido em um curto espaço de tempo e tal, mas esse filme foi tão mal feito que já vi várias pessoas que não leram o livro comentando que nem entederam direito, de tão vago que ficou o roteiro.. .-.

      Excluir
  5. Caramba, esse filme parece ser o exemplo do que não se fazer em uma adaptação de um livro, putz! Mudaram tudo mesmo ein? Pelo visto pouquíssimas coisas (ou nada) foi colocado do livro na trama do filme. Mancada! E não vou ver não, deixa quieto isso! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Eu não li o livro e nem assisti ao filme, porém eu sei do que vc esta falando em relação de não fazerem um adaptação legal do livro, já assistir muitos filmes assim, mas pelo que eu li aposto que o livro vale muito a pena.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  7. Eu amo assistir adaptações, desde que sejam fieis ao livro. Quando fazem isso eu deixo de gostar, pois todas as caracteristicas do livro que você adquiriu não existem no filme, e isso é realmente chato, decepciona demais! O livro pelo que vi, deve ser ótimo e com certeza vou ler, agora o filme talvez eu assista um dia, mas não vou ver como sendo uma adaptação!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto quando mantém o espirito do livro, não precisa ser "totalmente fiel".
      O livro é muito bom sim, se você gostar do gênero.

      Excluir
  8. Oi Tainah! Conheci o livro através do seu blog, mas não sabia que tinha adaptação. É super chato quando lemos um livro e vemos que o filme não tem nada a ver com a história. Imagino sua decepção com o desenrolar do filme, que pela sua resenha foi mal produzido e pouco pensado em ser fiel ao livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro, mas fiquei com vontade de assistir o filme.
    Adoro filmes trash, kkk
    Mas é bem comum isso de filmes serem adaptações e acabarem sendo completamente diferentes, erro dos produtores que deveriam dizer que o filme é só inspirado.
    Por que com certeza há histórias que não são fáceis de ser transplantadas pras telas.
    Vou procurar o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista! kkkkkkkkk
      Eu também gosto de filmes trash e tudo, só que esse tem o roteiro ruim, bem vago, mal dá pra entender a história.

      Excluir
  10. Não li o livro e muito menos assisti o filme, tão cedo vou lê-lo e assisti-lo.
    Normal filmes não serem tão fiéis aos livros, mas esse daí parece que foi meio puxado kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal meesmo, e eu nem ligo, mas esse foi ruim demais kkkkkkkkk

      Excluir
  11. Não li o livro e tbm n vi o filme..
    Não sou fã de livros de terror...e mto menos de filmes...
    Eu sou mtooo medrosa c essas coisas e sempre sonho...ler é pior ainda..
    Daí prefiro evitar esse gênero p n ter pesadelos..=P
    Pelo q vc disse ess é um ótimo filme p assistir entre amigos e dar risada..hahaa

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do filme, mas assisti o trailer e posso dizer que é o tipo de filme que eu gosto haha. Adoro filmes com sobrenatural, mesmo que seja ruim, acho legal assistir.
    Livros assim eu nunca li, mas acho que se fosse só pra assistir o filme eu ia gostar. Mas quando vc lê o livro e espera uma adaptação fiel, e depois ve que não foi bem assim, a decepção é bem grande mesmo.
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oh God, escutando a resenha não entendi muito bwm , mas lendo aqui entendi que não dão um nome a protagonista do livro. Odeio quando fazem isso de regassar um livro bom com um filme lixo. Agora quero ler o livro, mas nada de filmes pra mim.kkkkkkkk

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Pelamorrrr......mas uma traça livros que odeia adaptações! Mania de traça livro é assim mesmo! Não sabe distinguir adaptação com cópia fiel. Se vc gostou mais do livro, tudo bem, mas dizer que o filme é lixo argumentando apenas em cima do "que está no livro", é dizer muito e não falar nada. As pessoas tem que entender que livro é livro, filme é filme. Não li o livro, mas adorei o filme e entendi perfeitamente. Até porque sei um pouco da mitologia dos vampiros, e eles seguiram esta linha pelo menos.

    Em suma, pra escrever uma crítica bem feita sobre UM FILME com adaptação literária, vai um conselho: NÃO FALE A DESPEITO DO LIVRO, POIS UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA. É O FILME QUE INTERESSA!!!

    ResponderExcluir
  15. Pelamorrrr......mas uma traça livros que odeia adaptações! Mania de traça livro é assim mesmo! Não sabe distinguir adaptação com cópia fiel. Se vc gostou mais do livro, tudo bem, mas dizer que o filme é lixo argumentando apenas em cima do "que está no livro", é dizer muito e não falar nada. As pessoas tem que entender que livro é livro, filme é filme. Não li o livro, mas adorei o filme e entendi perfeitamente. Até porque sei um pouco da mitologia dos vampiros, e eles seguiram esta linha pelo menos.

    Em suma, pra escrever uma crítica bem feita sobre UM FILME com adaptação literária, vai um conselho: NÃO FALE A DESPEITO DO LIVRO, POIS UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA. É O FILME QUE INTERESSA!!!

    ResponderExcluir