[Resenha] A Sombra do Vento

Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense.
Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.
- Sinopse



Eu havia lido esse livro há uns cinco anos atrás e me lembrava de ter adorado. Fiquei feliz de descobrir que ainda gosto bastante dele, apesar de provavelmente não ter gostado tanto quanto da primeira vez (o que é natural). Já não me lembrava de muitas coisas e foi ótimo poder conhecer de novo todos os personagens e a história em si. 


Não há dúvidas de que Zafón sabe contar histórias como ninguém, e apesar de o último livro que havia lido dele (que foi “Marina) não ter me agradado muito, eu já imaginava que minha experiência com esse seria diferente. “A Sombra do Vento” é um livro muito bem escrito e com uma trama bastante envolvente. É o tipo de livro capaz de provocar as mais diversas emoções. Tem um teor sombrio (esperado em um livro desse autor), mas não perde em bom humor e ainda consegue dar vez a um pouco de romance. 


Meu personagem preferido do livro é provavelmente Fermín, que me conquistou com sua personalidade tão sincera e astuta e suas falas hilárias. Mas o livro é recheado de personagens fascinantes. Confesso que no início estava um pouco preguiçosa e lenta para ler porque o livro é um tanto extenso (e a fonte não é lá muito grande :P), mas a segunda metade me prendeu a atenção e acabei lendo bem mais rápido.


Eu recomendo esse livro para todas as pessoas, simplesmente porque a meu ver ele possui aspectos capazes de agradar a todos os gostos, principalmente os fãs de mistérios, como o próprio protagonista Daniel.


E a minha resenha acaba por aqui. Espero que vocês tenham gostado. Quem já leu não esqueça de compartilhar conosco sua opinião ;)

"- Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos por dentro."

Até mais!

16 comentários

  1. Já vi varias criticas sobre esse livro, tanto boa como ruins! com sua resenha vou le-lo porque achei interessante o jeito que vc conta como é o livro!
    Ja ouvi falar tbm de marina,mas nunca li nada do autor! vou começar por ''sombra do vento!
    sua resenha ficou mt boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ^_^
      Espero que goste do livro !

      Excluir
  2. Sou apaixonada pela escrita do autor. É exatamente como você descreveu, tem um certo toque de "terror" (ou pelo menos, algumas coisas bem estranhas! rs), mas sem deixar de ser divertido e até com um romancezinho. rs
    Ainda não li A Sombra do Vento, mas está na lista. Tenho certeza de que vou curtir.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li dois livros dele até agora e estou lendo o terceiro.
      E "Marina" é realmente bem macabro :x
      Gostei bem mais desse. Beijos !

      Excluir
  3. Olá.. te indiquei pra responder uma TAG... http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/2014/01/tag-4x4-em-2014.html
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oie Linda, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te agradecer pela sua visitinha em meu blog
    e dizer que adorei a resenha desse livro, até porque já tinha visto diversas vezes nas livrarias, mas nunca havia chamado minha atenção.
    E vc disse que tem mistério e eu gostei bastante, porque eu adoroooooo
    Mas será que vou gostar? Bom...não sei né...só lendo para saber.
    Mas adorei adorei mesmo !! parabens !!

    Outra coisa, Queria te convidar a vim em meu blog para conferir uma NOVA RESENHA - É muito bacana para quem gosta de Fantasia e Aventura. Dá uma passada lá quando vc puder tá? Se cuida e fica com Deus linda
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Tudo bem :)
      Obrigada e de nada !
      Pode deixar que passo por lá sim.
      Beijo :*

      Excluir
  5. Oie =)
    Achei o livro legal e logo na sinopse quando li o nome Daniel meu coração deu alguns pulinhos ^^ .
    Estou super curiosa e quero muito ler a obra porque como você disse que possui personagens hilários e outros tantos que são fascinantes.
    Obrigada pela indicação.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, obrigada você por ter lido e comentado :)
      Beijos !

      Excluir
  6. Esse blog é muito comentado na blogosfera
    Ainda não tive oportunidade de ler
    Mas parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha. Parece ser um livro bastante profundo.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thalita, tudo bem??
    Já li resenhas maravilhosas dobre os livros do autor Carlos Ruiz Zafón, desde a primeira resenha que li fiquei muito curiosa para ler os livros dele, sempre dizem que ele escreve absurdamente bem, e eu quero me deliciar com uma leitura inesquecível, com histórias que marcam. Adorei a sua resenha sobre esse livro, vc conseguiu transmitir para mim a sua admiração pela obra e pelo autor, e isso me fez querer mais ainda ler não só esse livro, como todos os livros dele.Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Bom, eu recomendo de verdade que você leia esse livro ;)

      Beijo !

      Excluir
  9. Tenho alguns livros do autor =) Espero poder lê-los em breve.
    Este é grande comparado com os que eu tenho KK que são fininhos, rs.
    Enfim, pretendo adquirir este também.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia nem o livro nem o autor, mas me pareceu interessante!

    ResponderExcluir