[Resenha] A menina que não sabia ler

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela.
Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora? E por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas – sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário
. – Sinopse.

A estória é contada por Florence, uma menina de 12 anos que aprendeu sozinha a ler (gênio!) e adora passar o tempo na biblioteca da mansão em que vive (mansão velha e caindo aos pedaços, nada muito glamoroso) lendo toda sorte de livros. Quando não está lendo, gosta muito de ficar brincando com seu irmão mais novo, Giles.
Mas sua tranquila vida no fim do mundo (é claro que uma mansão não ficaria na cidade...), com seu irmão e os criados facilmente enroláveis, muda quando a nova preceptora de Giles chega para lhe dar aulas particulares, e Florence percebe que ela é a “mulher misteriosa” que ameaça seu irmão em sonhos. (Veja um pedaço de um desses sonhos abaixo).
 “ No começo isso era tudo, uma forma, mas gradualmente fui percebendo que era uma pessoa, uma mulher, toda vestida de preto, um vestido preto de viagem com manto e capuz. Enquanto eu olhava , ela colocava os braços em torno de Giles e – ele era sempre muito pequeno no sonho – tirava-o da cama. Então o capuz do manto sempre caía para trás e eu captava um vislumbre do seu rosto. Ela olhava para o rosto adormecido do meu irmão – pois ele jamais acordava- e dizia sempre as mesmas palavras: “Ah, meu querido, eu poderia comê-lo!”. E seus olhos realmente tinham um brilho faminto.”
Florence então se convence de que há algo de errado com a mulher e tem que se virar para proteger o irmão, que confia cegamente na preceptora, enquanto tem que lidar com as suspeitas da polícia, o medo de alguém descobrir que ela sabe ler (já que isso é expressamente proibido) e com Theo Van Hoosier, um menino magrelo, desengonçado e asmático, a quem Florence concedeu seu primeiro beijo em troca de um poema. E eis o fim de tal poema:
“ Quem é que sendo um pouco inteligente
Não gostaria de beijar Florence?”
Basicamente tudo o que se precisa saber sobre esse livro está na sinopse, e falar muito o mais do que já disse seria dar spoiler demais. Gosto muito da capa, e a estória é realmente interessante, mas não daquele tipo “é tão bom que não consigo parar de ler”. 

Demorei vários dias para terminar, e não gostei de como as coisas se desenrolam. Não que seja ruim, é só que eu queria que terminasse de outro jeito rs.
De qualquer modo, aconselho que você não deixe de ler esse livro, é uma boa experiência! (por mais que não termine como eu queria... kkkkkk). 


6 comentários

  1. Eu já li esse livro, realmente pra mim, ele é surpreendente, mas demorei alguns dias pra ler, porque não é exatamente o tipo de livro que nos prende. :)

    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda, mas tenho curiosidade. O problema é que ele nao tem prioridade em minha listinha, entao sempre pego outros pra ler e esse fica abandonado kkkk

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente!! Mas vale a pena investir um tempinho por dia pra ir lendo esse, a história é bem boa kkk

      beijo!

      Excluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  4. ainda não li, mas tem o segundo volume e acho que explica o fato do final não ter sido tão bom!
    quero mt ler ele *-*

    ResponderExcluir