[Resenha] Um Porto Seguro

Quando Katie, uma jovem misteriosa, aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado.
Linda, mas discreta, ela parece evitar laços pessoais até uma série de eventos levá-la a duas amizades distintas: uma com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos; a outra com Jo, sua vizinha muito sincera.
Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes na cidadezinha e se tornando muito próxima de Alex e de sua família.
No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com um segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta... o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país.
Com o apoio de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... E que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
- Sinopse

Olá, pessoal! Não sei se alguém sentiu minha falta ou reparou mas não consegui preparar uma resenha para a semana passada :P Porém, cá estou de volta para falar sobre mais um livro deste brilhante autor.

Katie é uma moça solitária e misteriosa que trabalha como garçonete no restaurante Ivan's e ocasionalmente frequenta a loja de conveniências da cidade, a qual pertence a Alex. Alex é um homem de trinta e poucos anos, viúvo, pai de duas crianças, tentando viver sua vida e cuidar dos filhos da melhor maneira possível (é um daqueles homens de livros que te fazem pensar se existem homens assim xD).
Katie vive em uma cabana isolada no final de uma rua de cascalhos e não tem interesse em fazer amigos. Na verdade, o que ela quer mesmo é passar despercebida e que ninguém repare nela. Mas ela é uma moça muito bonita e acaba chamando a atenção de Alex que percebe sua presença constante em sua loja e também o fato de que ela tenta ser muito discreta.

A filha de Alex, Kristen, acaba se aproximando de Katie, abrindo uma brecha para que Alex consiga abordá-la de alguma forma.  Ele e seus filhos vão ficando cada vez mais amigos dela e assim os seus planos de ser invisível acabam sendo deixados de lado. Katie também faz uma outra amizade inesperada: Jo, uma mulher que se mudou para a cabana ao lado da sua e acaba lhe conquistando com sua conversa descontraída e sua honestidade. Com o passar do tempo Katie se sente cada vez mais segura e em casa, mas isso pode ser perigoso. Ela possui um passado (muito horrível por sinal) que ainda lhe visita a todo momento e a qualquer hora pode surpreendê-la. Katie então se encontra em um conflito interno: será que pode tirar sua armadura e se permitir ser feliz novamente? Será que pode deixar de sentir medo? Talvez não sozinha, como ela desejava ficar, mas com a ajuda de uma amiga e de um amor pode ser que ela consiga voltar a viver.

Esse livro, como um bom Nicholas Sparks, é muito real e muito tocante. Eu já tinha visto o filme, do qual gostei muito inclusive, então já sabia a maior surpresa da história, mas isso não impediu que eu me emocionasse no final. É uma história interessante e envolvente e trata de assuntos muito importantes, o principal deles sendo a violência doméstica. Ele fala de duas pessoas tentando reconstruir a vida após situações de trauma e encontrando ajuda e conforto um no outro. Outra coisa que se destaca é a forma como nós leitores temos uma visão muito clara do que se passa na cabeça dos personagens. É muito interessante como a narrativa faz praticamente com que entremos nas mentes deles e pensemos como eles.

É um livro um tanto grande, confesso que estava com um pouquinho de preguiça de ler :B Mas a leitura dele é fácil, e enquanto lia vi que a quantidade de páginas lidas estava aumentando rapidamente. Li aproximadamente uma página por minuto. Gostei muito desse livro, ele é mais sério do que minhas últimas leituras e é muito bonito. O último livro que tinha lido do Nicholas tinha me deixado meio desapontada ("O melhor de mim"), então foi bom voltar a amar um livro dele.

Recomendo pra quem estiver procurando por uma leitura mais madura e que permita refletir um pouco. É uma linda história :)

Citei antes que este livro - assim como muitos outros do sr. Sparks - foi adaptado em filme, e é sobre o filme que falarei no meu próximo post (leia sobre o filme).

Quem já leu, não esqueça de me contar o que achou.
Até mais :*


17 comentários

  1. Oi!
    Não lembrava que esse livro tb já tinha filme :/ estou com ele na minha lista de leitua, mas ainda não chegou a vez dele rs

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Pois é, é meio difícil o Nicholas lançar um livro e não fazerem um filme dele haha

      Beijo :*

      Excluir
  2. Oi Thalita, parabéns pela resenha, ficou excelente! Confesso que não sou muito fã do Sparks, acho a fórmula muito repetida. Mas já que você disse que o livro é mais maduro, se resolver ler mais algum livro dele, vou optar por esse!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Muito obrigada :D
      Muita gente tem essa opinião a respeito dele, mas eu particularmente gostei da maioria dos livros que li. Acho que depende muito do gosto de cada um.
      Acho que é uma boa ideia tentar esse ;)

      Beijo :*

      Excluir
  3. ainda não li nenhum dele acredita? eu vejo muitos livros dele á venda,mas nunca senti entusiasmo de comprar algum,nem sei o por que.

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério ? Acho que esse é o oitavo livro dele que leio xD
      E foi um dos que eu mais gostei também. Se quiser dar uma chance ao Nicholas qualquer hora dessas, acho que seria legal começar por esse.

      Beijo :*

      Excluir
  4. Nicholas S. é simplesmente perfeito! Amo ele. Ainda não li esse. Adorei a sua resenha!

    http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^_^
      Eu também gosto muito dos livros dele. Uns mais do que outros ;P
      Você deveria ler esse, é um dos melhores, na minha opinião.

      Beijo :*

      Excluir
  5. Eu gosto bastante do tio Nick, mais não tenho muitos livros dele, kkk adorei sua resenha, e vou procurar achar esse livro o/
    acervo-de-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento comprar conforme vão lançando, mas ele escreve demais e não consigo acompanhar haha
      Tô com seis livros dele na minha wishlist xD

      Obrigada ! Espero que goste do livro :)

      Excluir
  6. Antes, tinha receio com Nicholas, mas após ler seis livros dele, quero ler todos os outros, inclusive esse. Ainda não assisti ao filme desse, mas assim que conseguir ler o livo, vou ver.

    Lucas / Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo ler todos os livros dele que lançarem, apesar de não amar todos os que li :P
      Ainda são sempre bons.
      Eu gostei bastante desse. E do filme também.

      Excluir
  7. Ainda não tinha ouvido falar do livro. Do autor, esse sim, é claro, rsrs, embora nunca o tenha lido. Adorei a ideia desse livro, ele apela para um lado mais real da emoção, algo que até agora eu não conseguira imaginar bem nos livros de Sparks. A resenha ficou incrível! Vou adicionar À minha lista sim...

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada :)
    É sempre um prazer ser a responsável por novos livros nas listinhas dos leitores xD

    ResponderExcluir
  9. Hey flor!

    Eu adoro Sparks, e esse é um dos meus favoritos do autor, e também o ultimo dele que li. Nao vi o filme ainda, cade tempo?

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      Foi um dos que mais gostei também :)
      O filme também é muito bom.

      Beijo :*

      Excluir
  10. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir