[Entrevista] Naicon Martins

1 - Quando (e como) você decidiu que queria ser um escritor?
Comecei a escrever pequenas peças teatrais aos 12 anos e a vontade de fazer meu próprio livro surgiu aos 14, quando conheci os romances policiais da britânica Agatha Christie. Ela foi meu incentivo. Estava apaixonado pelas obras dela. Cheguei inclusive a escrever uma adaptação de um de seus livros para uma peça do colegial. Nos anos que se seguiram deixei um pouco de lado o romance policial e iniciei minha primeira obra de aventura e fantasia: Firewitch's. Porém, tenho planos de publicar duas obras iniciadas e inacabadas abordando o estilo literário de Agatha Christie.

2 - De onde surgem suas ideias?
Inspiração para mim é algo complicado. Não surge simplesmente. É algo em que trabalho com um pouco mais de cuidado. Geralmente rascunho tudo antes começar algo e o mais frustante é que sempre altero tudo hehehe. Sempre gosto de pensar no que estou escrevendo do ponto de vista do leitor, tentando buscar até onde eu poderia impressioná-lo, instigá-lo e, o mais importante, prendê-lo ao meu texto. Desta forma, me confundo com o leitor. Ora sou escritor e hora leitor. Essa é a fonte de inspiração, pensar como o leitor pensaria ao ler minha obra. Mas nem tudo é a regra, sempre temos uma exceção. Certa vez quando escrevia o segundo volume da saga Firewitch's, sonhei com o título do terceiro livro. Daí para frente, escrevi o segundo pensando no título do terceiro. O resultado foi satisfatório. Ainda nas exceções, uma fonte fantástica de inspiração, e que não abro mão de forma alguma, é escrever ouvindo música. A música, sincronizada com o capítulo que estou criando, abre um leque muito grande em minha mente. Fico tão extasiado que no final, acabado nem ouvindo a própria música. Meus sentidos ficam presos ao personagens, as palavras e ao tema que de alguma forma me envolve, me dá asas. É estranho, mas fascinante!


3 - Você tem alguma mania ou ritual na hora de escrever?
Sento em frente ao computador, penso, coloco o fone de ouvido, ligo a música, penso novamente, fico inspirado e escrevo rsrsr.


4 - Alguma estória ou projeto em curso?
Firewitch's me ocupará por um bom tempo. Por se tratar de uma saga de cinco volumes e de, no momento, só possuir dois escritos, meus planos estão voltados ao término dos outros três. Mas tenho outros projetos iniciados e inacabados que quero concretizar futuramente. 


5- Qual o seu livro preferido (tirando o escrito por você)?
Morte no Nilo (Agatha Christie)


6 - Uma mensagem para os leitores do Fantasiando?
Primeiramente quero agradecer, Tainah, pelo espaço. Acredito ser de extrema importância o trabalho de blogueiros que incentivam cada vez mais a leitura no nosso país. Parabéns, pelo blog!
Aos leitores: ler é sonhar, é imaginar um paraíso além de nossas barreiras físicas. A leitura engrandece a alma e fornece ao espírito materiais para o conhecimento. A todos um forte abraço!

O livro dele: 




8 comentários

  1. Preciso concordar com ele quando diz que inspiração é complicado! Eu sou uma pessoa que demora muito para criar um poste no meu blog, não imagino como criar um livro. Gostei do autor e da sua obra me interessei. A melhor coisa dessas entrevista é que vc divulga um trabalho do autor que se esforça muito. A capa do livro é linda! Beijos da Distraída

    distraida-desastrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi parceira, tudo bem?

    Eu não conhecia o autor e sua obra, obrigada por apresentá-lo! Que capa esta hein??? Fiquei muito curiosa por ler!!

    Beijos

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sabia do autor
    Mas amei conhece-lo a partir da entrevista
    E esse livro parece ser realmente bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nem autor e nem obra, mas fiquei curiosa.
    Gostei bastante da entrevista e achei linda a capa.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a saga FireWitch's e fiquei bastante curiosa! A capa é linda! É verdade, inspiração é uma coisa difícil e as vezes perigosa, dependendo da fonte, pode acabar guiando a escrita para um lado diferente do esperado e transformando completamente um projeto. Adorei a entrevista!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é muito linda, merece destaque!
    Espero que o autor seja reconhecido, pois a história parece ser fascinante.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tainah!
    Adorei a entrevista com o Naicon, super simpático e adorei as respostas!
    O livro dele parece muito bom, assim que li a sinopse eu fiquei interessada, por isso fiz questão de participar da divulgação quando você me convidou. Espero que a saga seja um sucesso. =)

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir