[Resenha] Presas livro 1 - A dádiva da escuridão

Estas são as lembranças de um andarilho que teve de recomeçar sua jornada quando se vê em um sombrio e nebuloso pântano, rodeado de cadáveres humanos. Perdido e amedrontado, por não lembrar-se sequer do próprio nome, percorre florestas e estradas em busca de sobrevivência e acaba entrando em contato com o humilde povo do condado de Wisewood. Além de percorrer suas vagas recordações ainda deverá enfrentar os filhos da noite, as sanguinárias criaturas que insistem em persegui-lo.

Neste cenário perturbador e atraente, as horas parecem dias, criando uma mistura de pesadelo e realidade; e os limites entre luz e escuridão se perdem a cada momento em meio a névoa, fazendo com que estas criaturas dominem e perdurem na escuridão. – sinopse.


Comecei a ler esse livro três vezes antes de avançar para terminar a estória. Isso porque o começo é bem confuso e não estava entendendo nada, mas da terceira foi! Kkkk

Não que tudo tenha ficado claro, até porque o livro é narrado pelo andarilho citado na sinopse, e ele está confuso. Conforme a estória avança, no entanto, nós vamos descobrindo junto com ele um mundo totalmente diferente, repleto de magos, bruxas, fantasmas (não posso deixar de citar as gêmeas, uma sem olhos e outra sem boca. adorei essa parte!) e vampiros. E aos poucos seus mistérios nos são revelados.


Durante o livro, o objetivo principal de Irwin (como o andarilho passa a ser chamado por não se lembrar seu nome) é acabar com a noite eterna que recaiu sobre os reinos, terminando assim com a liberdade que os vampiros possuem de andar por aí quando quiserem, já que não há sol. E é na busca dele por esse objetivo que vamos descobrir os maiores segredos dessas terras. (obs pessoal:  o livro tem mapas! *-* ♥ hahaha)


A escrita de Marco de Moraes é primorosa, percebe-se que ele possui domínio sobre as palavras, e existem partes que rimam dando ar de poesia ao livro. O que achei corajoso da parte do autor, na verdade. Lançar um livro com tamanho ar de clássico no Brasil, onde nem os mais juvenis e acessíveis são tão lidos, foi uma jogada arriscada. Para as pessoas que gostam, no entanto, Presas possui um enorme potencial para entrar em listas de preferidos.


A diagramação do livro é muito boa, margens grandes, páginas amareladas. A capa é linda e passa a exata noção de mistério e magia que existe na estória.


Estou ansiosa para a continuação (e muito, de todos os finais possíveis que imaginei para esse livro, nenhum passou perto!), e este primeiro livro da série só não ganhou mais estrelas pelo começo, que particularmente achei enfadonho. Creio que posso compará-lo, nesse sentido, com “A Hospedeira” (em que várias pessoas concordaram que o começo era um obstáculo para chegar na parte boa do livro).


Mas claro, recomendo: leia o livro, venha conhecer esse novo mundo proposto por Marco de Moraes!
“- Prometo, por tudo o que tenho e que hei de ter, um sofrimento duradouro que jamais desejaria ao teu pior inimigo!”
P.S.: Isso é só uma fala legal que eu selecionei, tá?! Ninguém vai sofrer lendo o livro! hahaha










Booktrailer



11 comentários

  1. Olá.
    Já entrei em contato com ele e agora estou mais curiosa.
    Um livro que envolve todos os seres fantásticos e inclusive magos e vampiros? haha quero ler (=

    O autor também é poeta ♥
    Realmente foi uma jogada arriscada colocar na história, mas gosto dependendo da leitura...

    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já ouvi falar desse livro, e a cada resenha fico com mais vontade ainda de ler ele!
    Amo livros que envolvem suspense, mistérios e todos esses seres místicos! :3
    Sem contar que a capa é incrível!
    Muito boa a resenha, e você está muito parecida com a Clarisse Falcão nesta foto hehe :)
    Beijoos :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E é, já me falaram que tô parecendo com ela.. kkkk
      Beijo

      Excluir
  3. Gostei da resenha e admiro a coragem do autor, entretanto creio que o livro não é pra mim. Não me identifico com esse tipo de leitura, prefiro uma coisa mais jovem e descontraída. Mas parabéns pela resenha.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se algum dia quiser se aventurar nesse estilo de escrita, a estória é muito boa!
      Obrigada!

      Excluir
  4. Nossa o livro dele é totalmente meu estilo, já me conquistou só pelo mapa maravilhoso no início!

    http://thevitro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já tenho uma queda por livro com mapas, e ainda achei a história muito interessante! Não conhecia esse livro ainda, mas agora preciso ler! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha visto esse livro. A capa é muito bonita mesmo. Esse livro parece ter todos os elementos que mais gosto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO livro com mapa hauhauauhaa
    Preciso desse :P
    beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir