[Resenha] Calicute livro 1 - A Casa de Avis

Baseado em uma história real e com um elenco notável de personagens, A Casa de Avis é um retrato empolgante da era de ouro das Grandes Navegações.

Jaime, filho do Duque de Bragança, o homem mais rico e influente de Portugal, tem apenas seis anos quando o pai é condenado à morte e degolado na praça de Évora. Após ser obrigado a assistir a execução, é enviado ao estaleiro da cidade de Lagos, para ser esquecido e desaparecer definitivamente.

O menino resiste e se junta a um pequeno grupo de carpinteiros naquela extenuante rotina de trabalho. Até que uma doença devastadora aniquila a tripulação das caravelas destinadas a cruzar o extremo sul do mundo em busca do caminho para as Índias. O ano era 1488 de Nosso Senhor Jesus Cristo, e Jaime não poderia imaginar que sua vida estaria intrinsecamente ligada à maior aventura de sua nação.

Apoiado em verdades históricas, esse romance de tirar o fôlego desvenda os segredos das intrincadas relações de poder na Corte portuguesa no final do século XV, as sangrentas batalhas medievais, as ordens religiosas e seu extraordinário poderio militar, as fantásticas viagens oceânicas, seus perigos, desastres e a promessa de fortunas inimagináveis. – Sinopse.



Eu estava tranquilamente navegando na internet, procurando por novidades literárias, quando vi esse livro. Lógico que o tema dele me chamou a atenção, então fui atrás de saber mais e li o primeiro capítulo. Estrago feito! 



O livro conta a estória de Dias (de seu amigo Lopo, seu irmão Diogo, o menino citado na sinopse [Jaime], e muitos outros duques, reis, cavaleiros, bispos e “ratos”), um homem muito inteligente que “se perde” durante uma tempestade no caminho das Índias e acaba descobrindo o Brasil. Uma verdadeira epopeia, mas sem tanta glória assim...



Se você que está lendo ainda não foi para o ensino médio, sinto muito em lhe dar a notícia, mas a estória bonitinha que você aprendeu sobre o descobrimento do Brasil é pura balela (assim como um monte de outras coisas. aliás, se você está no ensino médio, um monte de coisas que você aprende aí também são mentiras. hahaha).



E esse livro mostra bem isso: toda a “beleza” e “pompa” que era viver naquela época. 
Confesso, algumas partes são até nojentas, mas é justamente esse ‘realismo’ contido no livro que me fez gostar tanto dele. Há guerras regadas a suor e sangue, nobres, padres e bispos corruptos, reis pressionados, muita aventura durante as grandes navegações... enfim, é realmente empolgante!

A escrita do autor é simples (dadas as circunstâncias em que a estória se passa) e o ritmo do livro é excelente, de modo que a leitura corre fácil.



Mas acho que, acima de qualquer outra coisa, o mais importante a dizer sobre esse livro é: só acontece desgraça! Hahahahahaha  Até o descobrimento do Brasil foi o maior acidente..
E, segunda coisa mais importante: o livro é de ficção baseado na estória do descobrimento, não vão sair achando que é aula de história! 
Leitura mais que indicada! (só não ganhou 5 estrelas porque no começo me deixou um pouco confusa xD)




Para saber um pouco mais sobre a estória do livro e para aqueles que preferem em vídeo:





Impresso: SaraivaSubmarino
e-Book: Saraiva


14 comentários

  1. Eu adorei a resenha, adorei o trecho do livro ali. De merda. kkkk Muitas coisas que os nossos pais nos contam é mentira, imagine só as disciplinas na escola. kkk Parece ter uma leitura bem gostosa, o enredo pelo que você falou e li da sinopse me cativou bastante. Espero ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tainah,
    Adorei a resenha, bem humorada igual o livro parece ser! Nunca tinha ouvido falar, mas vc me deixou curiosa!!! Além disso a capa ficou bem legal! ;)

    Abraços

    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Não conhecia o livro, mas o adorei!!!!
    Adoro livros com pitadas históricas, então é uma boa pedida.
    A capa está incrível.
    bjs


    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu não conhecia o livro, mas achei a premissa realmente interessante. Esse livro toca em assuntos que muito me interessam e eu espero poder lê-lo em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tainah,
    Que maravilhoso o livro, não imaginei que fosse tão bom (mesmo querendo lê-lo), essa história toda sendo baseada em fatos reais é muito bacana.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. A capa é linda, tipo eu não gosto desse gênero, mas sei lá me deu uma vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Em história eu gostava dessa coisa das Grandes Navegações, logo, acho que seria uma ótima escolha para eu ler.
    Sim, eu sumi, mas culpe a faculdade, ok?

    Até mais!!!

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  8. ADOOORO livros com fundo histórico, nunca li nada da época das Grandes Navegações. Fiquei muito interessada!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Tainah....Impossível não se animar com esta tua resenha deste livro super interessante,,, com um tema que ainda não havia lido em nenhum outro livro e isto me deixa ainda mais animada para realizar esta leitura.Com certeza inclui ele na lista de desejados.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha! Fiquei interessada na leitura. Foi a primeira que li sobre esse livro. Antes havido assistido a um vídeo da Cabine,mas essa resenha foi mais detalhada.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia este livro rsrs mas deve ser muito divertido kkk..

    ResponderExcluir
  12. Outro que eu sempre vejo em promoção...
    amo autores nacionais, sempre estou lendo e me aventurando, me deixando surpreender... alguns não superaram minhas expectativas =( Mas outros, queridinhos <3
    Espero que eu goste desse.

    ResponderExcluir
  13. Não me chamou atenção. Achei que a sinopse faltou alguma coisa, quem sabe outra hora eu não me interesse?

    ResponderExcluir
  14. amei o livro, ainda mais sendo de autoria nacional . Amei o book trailer *o* só aumenta a vontade de ler !
    bj, dréa

    ResponderExcluir