[Resenha] As Luzes de Setembro


Aquele foi um verão inesquecível...

Com 14 anos, Irene muda-se com a família de Paris para o litoral da Normandia. Ela fica encantada com a beleza do lugar - os despenhadeiros imensos, o mar e os portos. Lá, ela conhece Ismael, e os dois logo se apaixonam. Porém, quando menos esperam, se veem enredados numa trama nebulosa.
Irene e Ismael desvendam o segredo de um fabricante de brinquedos numa espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado. Juntos, graças à força do amor, enfrentam o medo e investigam estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Os moradores do lugar falam sobre uma criatura de pesadelo que se esconde nas profundezas da floresta.
Aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas. - Sinopse



Olá, leitores! Se vocês já leram algum livro do Zafón ou as outras três resenhas que postei dele aqui no blog (Marina, A Sombra do Vento e O Prisioneiro do Céu), vocês podem ter notado aspectos recorrentes nas obras desse autor: mistério, terror e um tom meio macabro.
O livro que venho resenhar hoje não é diferente. A história é permeada por esse tom obscuro tão característico do Zafón, e tem ainda um lado sobrenatural mais evidente do que nos outros três que li. Assim como Marina, As Luzes de Setembro é uma obra voltada ao público juvenil, mas creio que pessoas de todas as idades podem apreciá-la.



Como eu já devo ter falado por aqui, Carlos Ruiz Zafón é um incrível contador de histórias e nunca falha em criar mistérios envolventes. Infelizmente esse livro não me envolveu tanto assim. Talvez se eu tivesse dez anos a menos eu tivesse ficado encantada e até mesmo um tanto assombrada. Aposto que teria medo na hora de ir dormir! Mas essa história não surtiu muito efeito em mim e não me causou emoções significativas. Também achei um pouco cansativo de ler em algumas partes, apesar de o livro não ser longo.



Acho que não me dou muito bem com a linha juvenil do Zafón, porque a coleção do 'Cemitério dos Livros Esquecidos' foi uma experiência bem mais positiva pra mim. Tendo dito isso, eu não acho que você precisa ter uma certa idade pra que a leitura desse livro seja interessante. Como sempre, varia muito dependendo da pessoa, da situação em que ela está, seu estado de espírito etc. E eu vi opiniões bem mais favoráveis em relação a esse livro do que a minha. Tudo é questão de gosto pessoal. Então se eu fosse vocês, acho que arriscaria dar uma chance ao livro, mesmo depois de tudo isso que eu falei aí em cima ;D



Eu fico por aqui.
Se você já leu esse livro, me conte a sua idade e o que achou. Eu gostaria muito de saber.

Até mais!



10 comentários

  1. ainda nao li o livro, mas achei ele bem interessante, quando lançaram ele eu nao era nem nascida, adorei a resenha vou ver se acho ele pra ler e ver se é bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Acho os livros do Zafón interessantes, mas ainda não li nenhum deles. Eu desconhecia o objeto de sua resenha, gostei e já o quero. :p Adoro mistérios em livros juvenis, eles são sempre leves e um tanto divertidos de ler.

    #listadosanseios

    ^^
    Pseudônimo Literário

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo fala muito bem das obras do Carlos, mas eu só tenho vontade de ler Marina, e acho que esse, além da história não me chamar atenção, também não irá me envolver :/

    Maa adorei a resenha! ^^

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thalita,
    Tenho receio de ler os livros do Zafón por causa do toque macabro e o terror O.o sou muito medrosa e mesmo sendo juvenil não pretendo lê-lo haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia ainda este livro, mas só de eu olhar a capa, já me interessei <3
    #xonada

    ResponderExcluir
  6. O livro foi lançado um ano antes do meu nascimento, e até agora não tinha visto nada sobre ele.
    Mas achei a premissa bem legal. O mistério e o terror é o que mais chama a atenção, e eu daria uma chance à obra, pois também acho que pra gostar ou não do livro vai depender da pessoa e dos gostos dela.

    ResponderExcluir
  7. nunca tinha ouvido falar
    e...Sabe,gosto é de romances,esses que me interessam

    ResponderExcluir
  8. Quando comecei a ler a resenha lembrei na hora das outras resenhas que li em seu blog do Zafon e nem lembrava que eram dele haha. Esses livros com um ar de mistério, terror e um tom meio macabro chamam a atençao de qualquer um ne? Pelo menos é o que eu acho! Parece ser muito bom, assim como as outas resenhas que eu li dele! Fico super curiosa por essas leituras! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada do escritor mas gostei do clima de suspense que a história traz.Não sou super fã de livro juvenis mas dou uma arriscada neles de vez em quando.O livro é mais velho que eu kk.Vou procurar saber mais sobre os outros livros dele pois parecem ser mais interessantes.

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar dos livros dele, mas nunca li nada. Apesar da capa simples e o livro pequeno, a premissa me chamou a atenção. Fiquei com mais vontade ainda ao saber que é do Zafón, pois estou curiosa para ler alguma obra dele.
    Beijos

    ResponderExcluir