[Resenha] No Teu Deserto

O deserto é nada e silêncio, e por isso também é mistério, solidão e descoberta. Neste breve e emocionado romance, um jornalista relembra a viagem que fez ao Saara vinte anos antes, em companhia de uma garota bem mais nova.
Ele: a racionalidade, o ímpeto e certa experiência. Ela: a juventude e a imaturidade encantadora dos vinte anos. Unidos pela necessidade de sobreviver à adversidade, os dois estabelecem uma relação intensa, feita de surpresa e desejo, desde a partida até o regresso a Lisboa, quarenta dias depois.
Ao final da travessia, a ligação entre eles é maior do que ambos poderiam imaginar. E o relato dessa aventura se impõe então como uma necessidade profunda: dar sentido não apenas à viagem, mas também ao encontro amoroso, ao regresso à casa e a uma nova vida, feita de tempo, memória e transformação. - Sinopse


Olá, leitores!
Como ultimamente eu só tenho lido por motivos acadêmicos, resolvi unir o útil ao mais útil ainda e resenhar pra vocês mais um livro que li na faculdade. 

O lado bom de ser obrigada a ler livros pra apresentar trabalhos é que acabo lendo coisas que eu normalmente não leria, e tendo algumas surpresas agradáveis. É o caso de "No teu deserto". Esse livro é autobiográfico e conta sobre uma experiência vivida pelo autor a vários anos atrás. Miguel Sousa Tavares é um escritor e jornalista português, que realizou uma viagem de jeep até o deserto do Saara no ano de 1987, com a intenção de registrar a viagem e vender imagens para jornais e para a TV. Ele tinha um lugar vago no carro que, por acaso, acabou sendo ocupado por uma moça chamada Cláudia. Eles dois fazem a viagem juntos, passando por diversas peripécias ao longo do caminho, e criando uma relação especial, que vai além do romântico. Cláudia morre pouco depois do retorno da viagem (prometo que isso não é spoiler!), e essa foi a motivação para que o livro fosse escrito.


A narração do livro é feita por duas vozes diferentes: a do Jornalista e de Cláudia (apesar de a parte dela ser narrada como se fosse do seu ponto de vista, o livro todo foi escrito apenas pelo Miguel). Nas partes do jornalista, há alternância entre momentos em que ele se dirige ao leitor do livro (aka nós) e momentos em que ele fala diretamente com a Cláudia, como se fossem cartas dirigidas a ela, mas que nós acabamos tendo acesso. Quando é a "Cláudia" que está narrando, ela fala somente com o jornalista (é difícil de explicar, tem que ler pra entender ;P).


A história desse livro é sobre a jornada e não sobre a chegada e permanência no deserto. O foco é o desenvolvimento do laço entre o jornalista e a Cláudia, e como essa viagem impactou a vida deles. Miguel Sousa Tavares tem uma escrita agradável, que torna a leitura bastante fluida. "No teu deserto" é o tipo de livro que se lê em poucas horas, de uma única vez. Ele tem tiradas muito inteligentes e várias mensagens interessantes que nos fazem refletir sobre a vida.



Recomendo esse livro àqueles que querem ler algo diferente das narrativas ficcionais do dia-a-dia. Termino meu post com minha citação preferida do livro, uma afirmação com a qual eu concordo plenamente:

"A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio."

Espero que tenham gostado.
Até logo!

12 comentários

  1. Eu nunca ouvi falar desse livro e nem desse autor.
    Não seria um livro que eu pegaria para ler, mas deve ser uma historia interessante dos dois no deserto.

    ResponderExcluir
  2. Não é o tipo de livro que eu leio. Parece ser um daqueles livro complexos.
    Mas de qualquer forma achei uma boa resenha. :*

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro interessante. Na minha faculdade, as vezes também pedem uns livros assim.
    Só que os meus são mais sobre estrategias e etc.
    Boa resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da premissa e por ser um livro curto parece ser gostosinho de ler. Achei interessante essa divisão das duas narrações e o fato de uma ser por cartas (entendi direitinho?). Adorei a citação ao final, muito verdadeira.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da premissa da historia do livro, fiquei curiosa para saber como ela morre tambem.
    Gostei da resenha :**

    ResponderExcluir
  6. gostei do livro, nao conhecia ele nem o autor mas fiquei bastante interessada e curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, não faz muito meu tipo, mas isso também acontece muito comigo, ler coisas que nunca leria se não fosse por motivo acadêmico, já tive muitas boas surpresas e muitas decepções por isso...

    ResponderExcluir
  8. O bom é quando um livro obrigatório te surpreende e você acaba gostando bastante!
    E este livro parece um romance bem diferente.... que bom que você gostou.

    ResponderExcluir
  9. Que legaaaaal!!!!
    Eu também quando fazia facul, lia uns livros bem interessantes, não todos é claro, mas tem uns que valem a pena kkk
    Esse parece ser bem diferente, criativo, inusitado até!
    E por ter uma narrativa variada achei bem intteressante e deve fluir rapidão!
    Vou marcar aqui na minha listinha para ler! kkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Bela Resenha! Sempre é bom unir o útil ao agradável e fico feliz que a leitura realmente tenha sido agradável. Geralmente livros de faculdade dão um certo receio na gente, mas sempre podemos nos surpreender com algo que aparentemente não despertou interesse!

    ResponderExcluir
  11. Olá amore
    ainda não tinha lido resenhas sobre esse livro, mas eu tenho um leve impressão de que vi ele em um outro blog rsrs, não achei o livro muito legal, e com certeza eu não compraria o livro
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Nossa realmente autobiografias não é algo que eu leio. Mas esse pareceu ser bacana. Ainda mais que fiquei curiosa para saber o motivo da morte dela, e como se desenrolou esse romance, no deserto ha, ha. E bem louco como ele escreveu o livro, como se fosse os dois escrevendo.

    ResponderExcluir